Você está pensando em investir no FIDC, mas tem dúvidas se deve ou não fazer esta escolha? O diretor da ID Serviços Financeiros, Rodrigo Balassiano, entende que antes de optar por algum investimento, é importante conhecê-lo. Além disso, é interessante saber quais os benefícios que ele tem a oferecer. Por isso, para descobrir mais sobre essa opção e as suas vantagens, continue a leitura deste artigo!
Ao decidir investir, um desafio que pode afligir muitas pessoas é sobre qual investimento escolher. Isso porque, devido às diferentes opções disponíveis no mercado financeiro, saber qual é a mais adequada pode acabar se tornando um obstáculo. Por esse motivo, conhecer as modalidades é uma forma de chegar a uma decisão consciente. Nesse sentido, uma das alternativas que merece atenção é o FIDC, o qual você irá entender mais a seguir.
O que é o FIDC?
Sendo a sigla para Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, FIDC, é um investimento de renda fixa. Ao escolher essa opção uma pessoa irá investir em títulos de créditos disponibilizados por empresas que possuem alguma conta para receber. Isso significa, que ao invés de esperar que a dívida seja quitada, uma instituição irá criar um ativo e vendê-lo, antecipando o seu valor. Conforme pontua Rodrigo Balassiano, essa é uma alternativa escolhida por diferentes organizações.
Como funciona?
Dessa forma, como citado anteriormente, uma empresa irá transformar algum crédito que ela tem a receber, como cheques, aluguéis e parcelas, em um título. Assim, ao vender este ativo ela poderá antecipar os valores, passando o direito de receber o total de quitação da dívida para os investidores. Vale ressaltar que é possível escolher entre o FIDC aberto, que oferece a possibilidade de resgatar o capital aplicado a qualquer momento, e o FIDC fechado, que possui um prazo de duração.
Quais as vantagens?
Agora que você entendeu mais sobre como funciona o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, resta a seguinte questão: quais são as vantagens de escolher esta opção? Nesse contexto, saiba que um dos benefícios é a versatilidade, uma vez que é possível optar entre as alternativas abertas, isto é, aquelas que permitem resgatar o valor no momento desejado, e as fechadas, que trazem um prazo mínimo para recolher o capital. Para Rodrigo Balassiano, é importante ter essas oportunidades.
– Segurança
Para quem preza pela segurança, saiba que o FIDC traz estabilidade para os seus investidores. Além de ser de renda fixa — característica que permite maior previsibilidade com relação aos rendimentos e lucros —, esse tipo de investimento possui entidades responsáveis por sua fiscalização. Desse modo, é possível ter operações e negociações mais tranquilas e protegidas.
– Isenção do IOF
Por fim, outra vantagem que merece atenção é que esse investimento é isento do Imposto sobre Operações Financeira (IOF). Através disso, é possível que os investidores tenham melhores lucros, uma vez que não será necessário descontar os valores das taxas e tributos. Conforme comenta Rodrigo Balassiano, essa é uma característica positiva. Assim, para quem deseja variar a carteira de investimentos, essa pode ser uma escolha interessante.