O São João de Campina Grande 2024 começou nesta quarta-feira, 29 de maio, no Parque do Povo, e se estenderá até 30 de junho. A segurança do evento está sendo garantida com o uso de tecnologias avançadas, como videomonitoramento por drones, supercâmeras e reconhecimento facial.
Estrutura de Segurança
Para conferir a estrutura de segurança montada, o vice-governador Lucas Ribeiro e a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, visitaram o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp). Durante a visita, o coordenador estadual dos CICC, coronel PM Júlio César de Oliveira, e o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds), Fabiano Vieira, apresentaram os detalhes das tecnologias que serão utilizadas.
Monitoramento por Câmeras
O monitoramento do evento será intensificado com a utilização de 221 câmeras fixas, 18 câmeras PTZ de 360 graus e 36 câmeras de reconhecimento facial. Todas as imagens captadas serão transmitidas em tempo real para o CICC, através de uma rede segura de comunicação, assegurando a tranquilidade e a ordem pública durante os mais de 30 dias de festa.
Novas Tecnologias
Duas novas tecnologias serão utilizadas pela primeira vez na Paraíba. Seis drones equipados com tecnologia de reconhecimento facial sobrevoarão o Parque do Povo durante as noites de festa, cruzando imagens captadas com bancos de dados das forças operativas e da Polícia Penal. Além disso, uma supercâmera instalada no palco principal transmitirá imagens em altíssima resolução, mesmo com baixa iluminação.
Presença Policial
A presença policial será intensa, com 11.345 profissionais de segurança pública atuando em Campina Grande. A Polícia Militar estará presente no Parque do Povo com até 339 empregos e 501 viaturas por dia, realizando ações a pé, montada, com motocicletas, grupos especializados e pontos fixos de observação.
Planejamento e Preparação
A coordenadora do CICC da 2ª Reisp, tenente-coronel BM Jousilene Sales, afirmou que a preparação para o evento foi meticulosa, com base na experiência positiva do ano anterior. As equipes estão treinadas e prontas para desempenhar um papel fundamental no monitoramento e apoio às operações de segurança.
Investimento em Segurança
A operação de segurança envolve um investimento estimado de R$ 6,4 milhões, destinados a ajuda de custo operacional, diárias, logística de transporte e alimentação. A Polícia Civil terá um papel fundamental com atendimento ao público nas delegacias de plantão, especializadas e móveis. Os bombeiros militares contarão com dois postos avançados com viaturas de combate a incêndio e resgate.
Apoio Aéreo e Parcerias
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) estará disponível para operações policiais e de resgate, com duas aeronaves e capacidade para atendimento aeromédico. O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) atuará em parceria com órgãos municipais e outras forças de segurança, disponibilizando servidores, etilômetros, viaturas e equipamentos de apoio.