Operação Cinquecento: Combate à Corrupção na Polícia Civil

Michael Coutov
By Michael Coutov

A Corregedoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagraram, nesta quarta-feira (7), a Operação Cinquecento. A ação visa combater a corrupção dentro da 125ª Delegacia de Polícia (DP) em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Dois agentes são acusados de extorsão ao exigir pagamento para registrar um roubo.

Detalhes da Operação
A operação contou com uma força-tarefa da Corregedoria e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ). Foram expedidos dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios, Saquarema e na capital fluminense. Até o momento, um policial foi preso.

Denúncia nas Redes Sociais
A investigação teve início há três meses, após a vítima relatar o caso no TikTok. A pessoa contou que teve sua moto roubada em Cabo Frio e, ao recuperá-la por conta própria, foi à delegacia para regularizar a situação.


Mesmo assim, o caso foi registrado como “apreensão de veículo” e não como “recuperação”.

Coação e Extorsão
A Corregedoria e o Gaeco confirmaram a extorsão e descobriram que a vítima foi coagida posteriormente. Um dos policiais ordenou que a vítima colocasse o dinheiro em uma gaveta no setor de “Evidência de Armas”. Após a denúncia no TikTok, os agentes intimaram a vítima a voltar à delegacia para assinar documentos, mas a pessoa foi coagida a prestar um depoimento negando a cobrança.

Crimes Confirmados
A coação serviu como confirmação dos crimes, já que os policiais não haviam sido mencionados no vídeo. Os agentes foram denunciados por falsidade ideológica e corrupção passiva. A ação visa garantir a integridade das investigações e a punição dos envolvidos.

Repercussão e Medidas
A operação gerou grande repercussão na região. A sede da 125ª DP foi um dos locais de busca e apreensão. A Corregedoria e o MPRJ reforçam a importância de denúncias para combater a corrupção e garantir a transparência nas ações policiais.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *